top of page

Os próximos passos do Facebook

  • Foto do escritor: Felipe Balestrin
    Felipe Balestrin
  • 6 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de ago. de 2021

O que começou como “mais uma plataforma de social media”, virando febre com suas funcionalidades criativas, passando por uma onda de jogos sociais, descobriu nos anúncios uma forma de revolucionar a propaganda moderna. Hoje, com 2,853 bilhões de usuários mensais, mais do que o dobro da população da China, o Facebook é, sem dúvidas, uma das mais importantes e interessantes empresas de tecnologia do mundo.


Como profissional com histórico na economia criativa, pude acompanhar a queda das agências de publicidade tradicional e o nascimento do marketing digital. O modelo de negócios de mídia digital é uma realidade e trouxe fenômenos importantes, inclusive na cultura das novas gerações. Poderíamos passar o artigo todo discutindo sobre os novos criadores de conteúdo (não se limitando aos “Youtubers”). Porém, nosso olhar hoje é para frente – para o que essa empresa pode se tornar e quais as bases têm hoje para isso.

Provavelmente a análise mais interessante que podemos trazer brevemente sobre Facebook vêm das suas últimas aquisições. Segundo o Crunchbase.com, já foram 89. Vamos olhar para as últimas 10:


Dentre elas, temos várias aplicações incrementais nas plataformas atuais da empresa – como a Giphy e seu banco de dados dos populares GIFs que povoam nossas conversas no grupo de família. Porém, vamos analisar mais a fundo:

  1. CTRL-labs

  2. Scape Technologies

  3. Mapillary

  4. Lemnis Technologies

CTRL-labs e Lemnis Technologies são empresas de hardware. A primeira, um dispositivo externo que interpreta os sinais cerebrais no comando dos músculos através de uma pulseira. A segunda, tecnologia aplicada aos óculos de AR e VR. Sua aplicação combinada, junto do trabalho que o Facebook já desenvolve, ficou mais evidente na apresentação do Facebook em seu portal de tecnologia tech.fb.com, especificamente aqui.

As outras duas, Scape Technologies e Mapillary são empresas de mapas, falando de forma simples. Ambas com aplicações bastante interessantes do uso de câmeras locais (não satélites) para mapeamento de forma mais precisa e frequente.

É nesse movimento que as aplicações ficam mais interessantes. Com uma popularização de óculos individuais, este mapeamento contínuo colocaria o Facebook em um outro patamar de competição no mercado de mapas, além de abrir espaço para seu serviço de agenciamento de mídia programática em uma nova plataforma. Imagine um outdoor que só é visto em seu óculos de realidade aumentada, passando a propaganda que o Facebook recomenda pra para você. Facebook tem hoje aproximadamente 10 mil pessoas trabalhando nessa frente da empresa, próximo de um quinto de sua força de trabalho. Certamente há grandes planos envolvidos.


Reforçando sua solidez, podemos sempre ressaltar a autonomia operacional do Facebook. Por exemplo: chama a atenção o fato de não ter entrado no serviço de Cloud, seguindo outras big techs, porém mantém sua estrutura própria com respeitável robustez:



Por fim, destacamos o crescimento de 30% no ano-sobre-ano da receita, mesmo que ainda dentro da sazonalidade, é muito acima do ano anterior e um resultado impressionante considerando o tamanho da empresa:



Atingir esse patamar de crescimento, mantendo a cultura de inovação e lançando projetos como os que vimos, além de retomar seu projeto de moeda digital – agora chamada de Diem – assunto para um próximo artigo – é uma prova irrefutável de que esta gigante tech está preparada para entregar novas experiências e se adaptar aos novos mercados.


No momento que este artigo é escrito, seguimos acompanhando os riscos regulatórios e os possíveis impactos das reaberturas econômicas no cenário pós-vacinação no mercado de mídias digitais, porém com confiança em nossa posição em Facebook.


F=ma

 

NEWTON RECOMENDA


Quer saber quais são as ações de tecnologia

mais atrativas do mundo?



 
 
 

Comments


Nos acompanhe

pngfind.com-instagram-png-22629.png
linkedin.png
outline_email_white_24dp.png
outline_phone_white_24dp.png
Catarina Capital - logo branca 2.png

SC-401, KM 01, nº 600, Sala T03
Parqtec Alfa , CELTA – João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-901

Relatórios e políticas de compliance

A Catarina Capital Consultoria e Gestão Ltda é uma gestora de recursos independente autorizada e supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Catarina Capital não comercializa e nem distribui cotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro.  A distribuição de nossos produtos é realizada através de parceiros autorizados, integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários. Para investir nos fundos sob nossa gestão, o investidor deve iniciar relacionamento junto aos distribuidores e plataformas para buscar assessoramento profissional de acordo com seu perfil de risco. O conteúdo aqui veiculado possui caráter exclusivamente informativo e está baseado em fontes publicamente acessíveis, não constituindo, em nenhuma hipótese, recomendação de investimento, análise de valor mobiliário, oferta de venda ou distribuição de quaisquer ativos. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais antes de investir, em especial do capítulo que trata dos fatores de riscos que o fundo poderá estar exposto (disponível no site da CVM www.cvm.com.br e no link da Bio do perfil @catarinacapital). A rentabilidade passada ou histórica dos fundos não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade apresentada não é líquida de impostos. Fundos de investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, pelo gestor, pelo custodiante ou por qualquer outro mecanismo de seguro ou pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC.

8e9de9226dc3410e97eabb64f79c8bf1-0001.jpg
a53877cbaa804e31b03d484de6281300-0001.jpg
bottom of page