top of page
  • Foto do escritorFelipe Balestrin

SPX, NDX, DOW - o que são os índices de referência?

Atualizado: 25 de ago. de 2021

Índices de Referência para Economia Americana


Quem acompanha o mercado financeiro geralmente busca referências e informações sobre a economia para balizar sua tomada de decisões, seja diversificar ou aumentar a exposição em alguma classe de ativos – mercados emergentes, títulos do tesouro, commodities, ações, independente do que for, informação ajuda na tomada de decisões.


Existem aproximadamente 5mil índices sobre a economia americana. Dentre estes, 3 são os mais difundidos e, por consequência, os mais importantes de se acompanhar: S&P 500, Nasdaq 100 e Dow Jones Industrial Average. Neste post, vamos olhar cada um deles, as ações que o compõem, seus métodos de funcionamento e relevância para o mercado. O que vamos observar:


1) Quais ações podem entrar no índice?

2) Quais os critérios de entrada?

3) Qual seu critério de peso?


S&P 500 (SPX)


Provavelmente o índice mais usado para acompanhar a economia nos Estados Unidos. O S&P 500 é mantido por uma Joint Venture entre o S&P Global – agência de risco norte-americana que qualifica diferentes empresas e países em critérios de risco – e a CME Group, a Bolsa Mercantil de Chicago, a maior bolsa de derivativos do mundo. Compõem o S&P 500 das maiores empresas dos Estados Unidos segundo os seguintes critérios:


a) Valor de Mercado de US$ 8,2 bilhões de dólares;

b) Matriz localizada nos Estados Unidos;

c) O valor negociado dos seus papéis precisa ser pelo menos equivalente ao seu valor de mercado

anualmente;

d) Pelo menos 250 mil ações negociadas em cada um dos seus seis meses anteriores;

e) Maior parte das suas ações estão disponíveis para negociação no mercado;

f) Pelo menos um ano desde seu IPO;

g) A soma do lucro dos seus últimos 4 trimestres e o mais recente trimestre precisam ser positivos.


Com estes critérios, o S&P 500 abarca aproximados 80% do valor de mercado total das ações Norte Americanas, que em sua maioria são multinacionais. Desta forma, é seguro afirmar que o S&P 50 norteia o andamento da economia mundial.

Note que empresas chinesas, mesmo as listadas em bolsas americanas, não entram no índice.


O critério de peso das ações do S&P 500 é capitalization-weighted, isto é, o peso das ações é definido conforme o valor de mercado da empresa. Entenda valor de mercado como: o preço da ação atual multiplicado pela quantidade de ações. Não é por nada que Apple (AAPL) é a ação de maior peso, com 5,72%.


Nasdaq 100 (NDX)


Apesar de muito conhecido como o “Índice das Empresas de Tecnologia”, o Nasdaq 100 inclui apenas empresas listadas na corretora americana Nasdaq. Como este também é um capitalization-weighted index, e as maiores empresas em valor de mercado listadas no Nasdaq são de tecnologia, o índice tomou esta fama. Porém, grandes empresas de tecnologia como Oracle, IBM e Salesforce.com.inc não compõem o índice, uma vez que estão listadas na NYSE.


O critério de peso das ações do Nasdaq 100 é como o anterior, capitalization-weighted, porém com uma importante diferença: considera apenas as ações em free float, assim, no cálculo do valor da empresa para ponderar sua participação no índice, são usadas apenas as ações disponíveis para negociação em bolsa. Neste índice, Apple também tem o maior peso, com 10,97%.


Dow Jones Industrial Average (DJIA)


O segundo mais antigo índice de ações dos Estados Unidos, datado de 1896, o Dow Jones é muitas vezes utilizado para representar o setor industrial através de 30 empresas. Porém, vale ressaltar que muitos profissionais de mercado o consideram insuficiente para representar de forma geral o mercado de ações americano.


As empresas listadas no Dow Jones são escolhidas por um comitê formado por membros do S&P Dow Jones Indices e do Wall Street Journal. Não há diretrizes detalhadas de quais empresas devem formar o índice.


Outro ponto curioso é que este é um índice Price-weighted, isto é, o peso das ações no índice depende do preço da ação. Sendo assim, a ação com o preço mais alto das 30 empresas listadas terá o maior peso e, caso seu preço seja duas vezes maior que outra empresa da lista, seu peso também será duas vezes maior.


No próximo artigo, vamos entrar em:

1) Como é a composição de cada índice hoje?

2) O que este índice representa efetivamente?

3) Como estes índices se sobrepõem em ativos e como interpretar?


F=ma

 

NEWTON RECOMENDA


Quer saber quais são as ações de tecnologia

mais atrativas do mundo?



bottom of page